POST - Dicas para organizar bem o seu código na hora de programar e

Dei algumas dicas que inclusive eu uso na hora de programar meus programas.

Adicionado em: 03/06/2012 06:36:32 | Total de visitas: 8901

É preciso se organizar para programar.

Saudações amigos e visitantes do meu blog. Hoje, falaremos da importância da organização na programação.

1º o que é organização?

Já parou para pensar o que significa esta palavra? Creio que você já ouviu falar. Como você sabe o quanto isto é importante na área da programação?

Eu busquei na web o significado desta palavra. Ninguém melhor do que a maior enciclopédia do mundo para nos dizer o significado, de acordo com a Wikipédia.

“Em sentido geral organização é o modo em que se organiza um sistema, segundo a conhecida sigla usada em administração, PODCI, atribuída a Fayol, é do Planejamento (o \"P\" da sigla), que se atinge à Organização (o \"O\", da sigla) e a desenvolve pelas diversas categorias de \"Com - mando\" e/ou \"mando - com\", segundo Fayol, facilitando, dessa forma, pela consecução dos diversos objetivos dessa organização, o alcance final de um objetivo fim, que é o cerne da organização. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar os diversos objetos, documentos e informações, bem como sua necessária contabilidade, através do CONTROLE. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e principalmente os humanos, essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa. A estrutura de uma organização é representada através do seu organogramafluxograma e Contabilidade. Em Administração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos: ’’.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o

 

2º Mais como eu vou usar isso na programação?

Lembre-se de uma coisa toda vez que você for desenvolver um projeto faça este oração rápida.  “Prometo fazer tudo bem organizado e direito, pois amanhã eu vou editar este projeto e saberei onde estar tudo. Amém”.

Entendeu o que eu quis dizer com este pequeno post?

Eu poderia até que ficar enrolando vocês e demorar a falar o assunto real deste post, mas, estou com sono e preciso dormir.

KKK... Estou brincando ainda tenho muito tempo.

Para melhor esclarecer, eu vou citar meu exemplo.

Toda vez que vou fazer um website eu pego e separo os códigos jutos com os outros códigos, ou melhor, com os códigos iguais a aqueles.

Exemplo: Esta vendo este site? Claro. Este site estar todo divido em pastas, tais como: Os arquivos em folha de estilo, ou seja, o CSS dentro do site, eu crio um pasta e guardo todos os arquivos CSS, faço outra pasta para os arquivos de imagem, se for para upload eu faço outra e assim por diante...

Vou dar uma dica para você usar o seu código de programação.

Toda vez que você fazer um site, por favor, no código você faça o comentário. Nas minhas páginas em CSS, quando eu crio uma DIV eu coloco o comentário do CSS que é /*Aqui fica seu comentário*./, porque eu tenho consciência de que amanhã eu vou mudar o código, e se eu não fizer isso, vai demorar para eu encontrar o que eu quero editar.

Exemplo:

/*Aqui fica toda a parte de programação do código.*/

#box_topo{

Tamanho: 900px;

Altura: 100px;

Etc..

}

E no PHP?

É do mesmo jeito, faço a mesma coisa, todos os arquivos em PHP eu separo em uma pasta e coloca apenas o index na pasta inicial. No código eu faço o seguinte.

/*Aqui é comando que vai inserir os dados do usuário se o ID do banco de dados for igual ao ID capitado na URL*/

<?

$id = $_GET[‘id’];

$query = mysql_query(“INSERT INTO tabela (nome, email) VALUES (‘$nome’, ‘$email’) WHERE id = ‘$id’”);

?>

3º Conclusão.

Vou deixar algumas dicas:

  • Sempre separe as partes por pastas.
  • Faça comentários eu todos os seus códigos.
  • Não coloque os códigos um por cima todos outros, se precisar criar dez variáveis para pegar o mesmo valor da URL, crie.

Para melhor dizer é?

OBS: Antes de você pegar qualquer linguagem de programação para estudar, por favor, faça um curso de lógica de programação antes, fazendo este curso, você estará apto para estudar qualquer linguagem do mercado.

 

Lembre-se qualquer dúvida estou a sua disposição.

Atenciosamente

Marc Rodress

Tem alguma dúvida, algum elógio ou alguma sugestão?

Deixe seu comentário. Seu comentário é que me motiva a escrever!

Tem alguma dúvida, elógio ou sugestão sobre esta vídeo aula?
Deixe seu comentário

Para deixar seu comentário, é preciso que você esteja logado no site.
Faça seu login ou se cadastre em nosso portal.
Clique aqui para fazer seu login

Comentários enviados do site

**//Ainda não existe comentário para este POST, gostária de ser o primeiro?

Comentário via Facebook

ads from our partners Nosso shopping

Marc Rodress - Seu Portal de Programação LTDA - Copyright - Todos os direitos reservados a Business Marc - 2011 - 2019 Politicas de Privacidade